Subscribe

sábado, 20 de dezembro de 2014

Fiat Grande Punto (2006 - 2011)

Como é?

Tal como o nome sugere, esta é a versão adulta do utilitário, com espaço para quatro adultos e uma bagageira decente. Recebeu 5 estrelas nos testes Euro NCAP e todas as versões, excepto a Active vêm com airbags laterais e de cortina.
O Grande Punto controla-se bem, é estável e tem boa aderência em curva. Em velocidades baixas a suspensão é um pouco firme demais, tornando-se pouco confortável em estradas acidentadas. Por outro lado, quanto maior a velocidade, melhor a viagem.
A nível de equipamento o Grande Punto está bem servido, com vidros eléctricos, fecho central, Leitor de CD, ABS e sistemas de encaixe para cadeiras infantis ISOFIX.
A posição de condução não é perfeita, mas os comandos estão nos sítios certos e o habitáculo aparenta ser bem construído. Infelizmente, em alguns inquéritos, o Grande Punto não teve pontuações muito elevadas no campo da fiabilidade.



Qual a versão para mim?

Os modelos de cinco portas conferem o melhor acesso à espaçosa parte traseira, no entanto os modelos de três portas não são particularmente apertados.
Foi lançado com várias versões a gasolina, como 1.0 que é fraco e barulhento, o 1.4 de 8 válvulas que é melhor mas não é perfeito, o 1.4 de 16 válvulas que é suave e refinado, mas que devia ser mais rotativo. E depois surgem as apostas mais sérias, 1.4 Turbojet de 120cv e, claro, a Abarth com 153cv.
No que toca a motorizações diesel as opções são o 1.3 Multijet com 75cv ou 90cv e o 1.9 Multijet 16v de 130cv. As duas primeiras são opções válidas, silenciosas e que vale a pena considerar, mas consideramos que no 1.9 o turbo dispara demasiado tarde.
O pack Dynamic é uma boa aposta, já que inclui jantes de liga-leve, AC, comandos do rádio no volante e MP3.


Que custos devo esperar?

O seu gerente de conta vai ficar contente se você comprar um Grande Punto. Os preços dos usados são muito em conta, enquanto que os consumos e o seguro são também baixos.
Os motores a gasolina mais pequenos registam consumos de 5.8 e os diesel consomem 4.5 e 5.6 para os 1.3 e 1.9 respectivamente.
Se vai comprar, opte por fazê-lo em stands, para que usufrua da garantia obrigatória por lei. Isto porque vão surgir, com certeza, pequenas falhas que estarão abrangidas pelos dois anos de garantia.


Atenção a:

A lista de potenciais problemas no Grande Punto é extensa. O interior não tem grande qualidade de materiais, com vários ruídos parasitas e peças que aparentam estar soltas/a soltar-se. E falamos não só do porta-luvas e do forro das portas, mas também do tejadilho. Deve ter atenção ao mecanismo das portas, se abre/fecha correctamente e se se mantém fechado. Há relatos de problemas com a suspensão, travões e motor. Para terminar, o sistema eléctrico também parece ser temperamental.
Ao longo dos anos a Fiat fez alguns recalls ao Grande Punto, por vezes por problemas potencialmente graves. O mais gravoso está relacionado com uma falha na direcção, mas houve também outro, mais recente, por curto-circuito no sistema de travões.









Prós: Preço, consumos baixos, espaço interior e equipamento

Contras: Direcção pouco precisa, suspensão demasiado firme e pouca fiabilidade

A nossa escolha: 1.4 16v Dynamic
A evitar: 1.9 Multijet Sport 3p

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...