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sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Opel Corsa C (2000>2006)







Como é?

O que o Corsa tem a seu favor é o estilo. Pelo menos isso torna-o diferente, já que em tudo o resto é demasiado... comum.
Este é um dos modelos que tem mantido as suas dimensões, apesar dos seus rivais directos terem crescido ao longo dos tempos. O espaço não é muito, sendo apertado mesmo para um adulto de estatura média.
A bagageira, pelo contrário, é até bastante boa, sendo apenas de lamentar que os bancos rebatíveis não fiquem completamente planos.
Em cidade o Corsa não tem problemas, com a sua direcção extra-leve e a excelente visibilidade traseira. Contudo quando entramos em estrada aberta, as coisas mudam de figura. A direcção tem pouca resposta, entra demasiado ruído da estrada e do motor e a estabilidade em curva não é das mais desejáveis.


Qual a versão para mim?

O Corsa, neste modelo, tem várias motorizações, mas são as 1.0 de três cilindros e as 1.2 de quatro que se destacam. Nenhuma delas torna o Corsa particularmente rápido, mas compensam bem essa falta de ritmo com as rotações sempre prontas a disparar e uma boa economia de combustível.
O diesel 1.7 que foi apresentado inicialmente foi uma desilusão, contudo o 1.3CDTi que o substituiu em 2004 é bem melhor.
No que toca a versões, evite as básicas Clib e Expression, já que são escassas em equipamento. Escolha, se possível, o Confort ou (nos modelos pós-2003) o Life.


Que custos devo esperar?

Como qualquer carro que tenha vendido tanto como este, o Corsa sofreu um depreciação rápida, o que quer dizer que não é difícil encontrar usados com preços bastante em conta.
Geralmente estão também associados a baixos consumos. Os nossos favoritos, 1.0 e 1.2, fazem médias de 5.6 e os diesel 4.7.
O seguro também não lhe trará grandes despesas, sendo dos carros mais baratos de segurar. Segundo a Warranty Direct, os custos de manutenção estão a par com os rivais mais directos. Contudo quando é necessária uma reparação, os Opel em média demoram mais tempo e custam mais.


Atenção a:

Têm-se provado ser carros duros, não havendo muitos relatos de áreas problemáticas, com excepção à coluna de direcção. Deve ter atenção, durante o test-drive, se está solta, fazendo barulhos muito irritantes em estradas acidentadas/calçada. Como em qualquer carro usado, aconselhamos muita atenção às mudanças de correia de distribuição nas datas previstas que, se não forem respeitadas, podem trazer problemas bem maiores e, claro, facturas também elevadas.

Prós: Há muitos por onde escolher, com bons preços. Design.
Contras: Os rivais têm melhor condução. Pouco espaço interior e pouco equipamento de série.
A nossa escolha: 1.0 Life
A evitar: 1.7Di



 

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