Subscribe

quarta-feira, 24 de dezembro de 2014

Volkswagen Polo (>2009)













Como é?

O habitáculo é bem construído, com materiais de qualidade e com tudo bem localizado. As várias possibilidades de ajustamento do volante e do banco, fazem com que seja confortável para qualquer condutor. A visibilidade para o exterior também é excelente.
O Polo bate os seus rivais, como o Ford Fiesta, em espaço para os passageiros, tanto à frente como atrás.
Tem boa condução, apesar de não ser tão preciso como alguns rivais. Inclina um pouco em curva, mas comporta-se bem em superficies más. A direcção é muito leve, o que lhe retira precisão, mas faz com que as manobras sejam fáceis de fazer. Por fim, considerámos a insonorização como boa, sendo audíveis os ruídos de estrada/vento apenas nas velocidades mais altas.





Qual a versão para mim?


A versão de entrada de gama é a 1.2 e é de evitar. É pouco potente, pouco cuidada e pouco eficiente. Se o que procura é potência e eficiência tem duas boas opções a gasolina: a 1.2 TSI e a 1.4 GTI. Se dá mais valor aos consumos, existem as versões 1.2 TDI com 75cv e 1.6 TDI com 90cv e 105cv com boas médias. Mas, a versão ultra-económica é, sem dúvidas, a 1.2 TDI de 75cv BlueMotion.
No mercado português, o novo Polo vem equipado de série em todas as versões com ESP e Hill Hold Control (controlo de arranque em subida). A versão base, o Polo Trendline está equipado, de série, com direcção assistida , vidros eléctricos dianteiros, fecho centralizado com comando, entre outros.
A versão Trendline Pack acrescenta acabamentos em couro, Ar condicionado manual “Climatic”, enquanto que o Confortline destaca-se, além dos elementos já descritos, pela grelha do radiador com inserção cromada, jantes em liga leve de 15 polegadas, volante multifunções em couro, elevadores eléctricos dos vidros dianteiros e traseiros, indicador multifunções, faróis adicionais anti-nevoeiro com luzes de curva estáticas, indicador de pneu vazio.
Por seu turno, o Polo Highline, acrescenta ao nível de equipamento Trendline Pac, jantes em liga leve de 16 polegadas, inserções cromadas na consola central, ar condicionado automático “Climatronic”, pacote Light & Sight, com sensor de chuva e rádio RCD 310 com 6 altifalantes e função MP3.



Que custos devo esperar?

O preço do Polo é ligeiramente superior ao de alguns dos seus rivais, no entanto também a desvalorização é menor. As versões TSI têm consumos de 5.3 e 5.9 para os motores 1.2 e 1.4, respectivamente. Os diesel são mais económicos, mas se o que pretende é poupança de combustível o motor a escolher é o 1.2 TDI Bluemotion com uma média anunciada de 3,3 l/100 km, o que prevê uma autonomia que pode chegar aos 1363 km com apenas um depósito.
No que concerne a reparações e seguro o Polo não se diferencia muito dos seus concorrentes directos (excepção feita à variante GTI).





Atenção a:

Tem sido reportado um desgaste rápido dos pneus da frente. Em alguns motores 1.4 foi aconselhada uma reprogramação da ECU para melhoria da prestação do motor. Fora isso, há poucos relatos de problemas, concluindo-se que o Polo é bastante fiável.




Prós: Tem classe, é espaçoso, bem construído e confortável.
Contras: Rivais com melhor condução, Preço alto.
A nossa escolha: 1.2TDI Ecomotion
A evitar: 1.2 60cv Trendline

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...