Subscribe

segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

Nissan Qashqai



Como é?

O Nissan Qashqai é, na verdade, um pequeno familiar disfarçado. Foi criado para rivalizar com o Ford Focus e o VW Golf, mas com uma estratégia diferente. É mais alto e tem maior altura ao solo, isto faz com que tenha muito espaço no habitáculo, uma bagageira generosa e, devido à altura, uma posição de quem “comanda”..O peso extra no entanto significa que há alguma inclinação em curva, mas apesar disso manter uma boa tracção e a precisão na direcção.A suspensão é competente e a insonorização do habitáculo é bastante boa.Os materiais no interior do Qashquai são resistentes e duráveis, mas ainda assim têm bons acabamentos e no geral, bom aspecto.Os resultados dos testes Euro NCAP também foram bastante bons.



Qual a versão para mim?

O Qashqai original leva cinco pessoas, apesar de a altura ao tecto nos bancos de trás ser reduzida. Se necessitar de mais espaço, em 2008 foi lançada a versão “+2”, que como o próprio nome indica, tem mais dois lugares.
Para a sua gama, o Qashqai é muito bem equipado de série, com AC, jantes de liga-leve, vidros eléctricos e Bluetooth em todas as versões. A Acenta dá-lhe climatização automática, caixa multi-CD e sensores de estacionamento. O topo é a Tekna, que junta a tudo isto os acabamentos em cabedal e tecto em vidro. A nosso ver, não ha razão para comprar qualquer das versões a gasolina. O motor 1.5dci de 104cv é competente e o 2.0dci de 148cv, somado à tracção 4x4 satisfaz todas as necessidades.



Que custos devo esperar?

O 1.5dci faz médias de 5.4 e o 1.6 (a gasolina) consome 6.6 l/100km.Ou seja, os modelos diesel poupam efectivamente dinheiro, desde que faça os quilometros suficientes.
Os seguros são razoáveis. A nível de custos de manutenção, são pouco mais elevados do que num Focus ou Golf mas dado que a Nissan tem histórica de ser fiável, não deve ter grandes preocupações. Há muitos no mercado dos usados, portanto não deve ser difícil conseguir um bom negócio.



Atenção a:

A maior queixa dos donos é um barulho de algo a bater na traseira do carro. Muitas das vezes está relacionado com uma peça no amortecedor traseiro que pode precisar de substituição. Foi um problema reconhecido pela Nissan, como tal, a grande maioria dos Qashqai substituíram-nos dentro da garantia.
Podem aparecer ruídos parasitas na zona do tablier e bancos da frente. Se o carro tiver cheiro a humidade/mofo, esteja atento ao canto entre o para-brisas e o tejadilho, para ver se está a deixar entrar água. A única solução é substituir.


Prós: Condução, Espaço interior, Segurança
Contras: Altura no banco traseiro

A nossa escolha: 1.5dci Visia

A evitar: 2.0 Tekna



0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...