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quarta-feira, 10 de dezembro de 2014

Renault Clio 1998-2005



Como é?

Tal como o seu rival francês, o Peugeot 206, o Clio tem um visual que não é consensual.
Este visual torna-se, ao mesmo tempo, um ponto forte e um ponto fraco. As mesmas formas reduzidas que o tornam tão versátil em cidade, fazem com que o seu espaço interior seja reduzido. Juntando a isto o facto de o volante ser ajustável apenas em altura e os bancos serem pouco duros, temos uma posição de condução menos confortável, especialmente para pessoas altas.
É, em suma, um carro do qual não se deve esperar grandes performances (à excepção do Clio Sport), mas que consegue ser confortável o suficiente para a gama em que se insere.


Qual a versão para mim?

Em Abril de 2001 a Renault reviu o seu Clio e esta é a melhor versão para comprar. Melhoraram os motores, para blocos mais modernos como o 1.2 16v e os primeiros diesel dCi, que eram infinitamente melhores que o seu antecessor, 1.9d.
Nesta altura foram também melhorados outros factores. O interior aumentou a qualidade e a gama de equipamento cresceu: Quatro Airbags, Fecho-Central e ABS de série em todos os modelos, Ar-condicionado, jantes de liga-leve e CD em muitos dos restantes.

Que custos devo esperar?

Pode esperar prestações económicas em qualquer Clio, sendo que a melhor escolha neste campo é, sem dúvida, o motor 1.5dCi, capaz de fazer médias de 4.3 l/100km (bem melhores do que os 1.9d anteriores).
Sendo que o custo em novo é reduzido e as reparações são em conta, o seguro também não trará dores de cabeça.

Atenção a:

O Clio não é o mais duro dos pequenos utilitários, mas a verdade é que tem emergido nos últimos anos como um dos mais fiáveis,
De acordo com a Warranty Direct as zonas mais problemáticas são a suspensão, os travões e a parte eléctrica. Os Clio foram sujeitos a poucos recalls durante a sua história. A maioria ocorreu nos modelos de 1998 e 1999 e estavam relacionados com um defeito no cabo do acelerador.
Aconselhamos também atenção ao trinco do capot, que por vezes perde o seu efeito “mola”. Como em qualquer carro usado, conte com a presença de alguns ruídos parasitas.

Prós: Consumos reduzidos
Contras: Condução e espaço interior piores do que alguns rivais directos
A nossa escolha: 1.5 dCi
A evitar: Motores 1.9d

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